terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Dicas para Contratar uma Boa Babá

Nós mães sabemos o quanto é dificil tomar a decisão de contratar uma babá para cuidar de nossos filhos e quando tomada a decisão, precisamos estar tranquilas e seguras em relação à profissional que estamos contratando.
Para ajudar um pouquinho as mamães que estão passando ou irão passar por isso, deixo aqui algumas dicas de coisas fundamentais que a babá deve  apresentar e questões importantes a serem averiguadas numa entrevista.
  1. Dê preferência para profissionais com experiência prévia comprovada em cuidados com crianças, seja em berçários, escolas, clubes e melhor ainda se a experiência for em casa de família.
  2. Tenha uma profissional que fala corretamente, sem erros de português, sem gírias. Valorize uma pessoa que saiba se comunicar.
  3. Profissionais com curso de Babá e Primeiros Socorros é um diferencial, ainda mais se possuir formação em Enfermagem e/ou Pedagogia. Peça para apresentar certificados.
  4. Durante a entrevista veja se a candidata olha nos seus olhos ao falar, se passa credibilidade, segurança e se tem quoerência no que fala.
  5. Aparência física pode não ser fundamental, mas é importante observar se a profissional apresenta uma boa higiene, se cuida de si mesma, cabelos, unhas, roupas.
  6. A babá deve ser discreta, não falar alto, não usar muitas bijouterias, não usar perfumes fortes, maquiagem carregada e muitos menos decotes. Deve ser educada, e deve saber se comportar em frente à família e amigos da criança.
  7. Durante a entrevista pergunte como foram as experiências anteriores com crianças e perceba se existe amor no que ela fala, se no discurso ela demonstra emoção ao falar das crianças e dos ex-patrões. Tente identificar traços maternais nesta babá.
  8. Babás com uma boa constituição familiar devem ser levadas em consideração, pois sabem valorizar o elo de ligação entre pais e filhos, sabem a importância que a família tem no papel do desenvolvimento da criança.
  9. Na entrevista já é possível identificar se aconteceu uma empatia entre babá e pais. Busque isso na profissional, se não simpatizar, esqueça, por mais que ela tenha um monte de qualidades.
  10. No dia da entrevista esteja com seu filho(a) perto. Veja se a babá brinca com ele(a), se ela demonstra carinho. Se ela nem olhar para a criança, esqueça!
  11. Regra básica: cheque antecedentes criminais, no site do Poupatempo http://www.poupatempo.sp.gov.br (São Paulo), basta você ter o RG da babá em mãos. Cheque também referências de outros trabalhos, ligue para a ex patroa ou patrão e pergunte como era o trabalho desta babá.
Pronto, fácil! Acredito que com estas dicas já dá para sentir se estamos com uma boa profissional para cuidar de nosso filhos, mas ainda assim, esteja presente nos primeiros dias de trabalho da babá, para passar segurança tanto para seus filhos como para a babá.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do blog da Agência Mamãe Coruja!