quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Babá: A Estranha Perfeita


Nós, mães e  babás temos um relacionamento de necessidade mútua e este relacionamento deve ser de confiança, respeito e proximidade.
A babá quando chega em nossas casas nada mais é do que uma estranha, principalmente para nosso filhos. Porém, ganhando confiança e respeito da criança, conseguindo manter a proximidade, passa a ser uma pessoa querida pelas crianças e indispensável na vida de pais que trabalham fora, ou daqueles que precisam de ajuda no dia a dia com os filhos independentes de trabalharem ou não.
O importante para as mães manterem um bom relacionamento com a babá e vice-versa, é sempre se comunicar, esclarecer situações, fazer a babá entender o que você espera dela e a babá deve entender e respeitar as normas da casa e educação que os pais acham adequada para os filhos.  
Mamãe, não se sinta culpada, sinta-se tranquila quando tomar a decisão de contratar um babá! A babá estará lá para ajudar você a criar e também educar seus filhos, será uma relação de parceria e não de substituição de funções.

A respeito deste tema, coloco aqui esta entrevista que a autora do livro "The Perfect Stranger: The Truth About Mothers and Nannies” deu à revista Crescer.

Mãe que é mãe sente culpa. E deixar o filho em casa com a babá está no topo da lista. Esse sentimento não se restringe às brasileiras, mas às mulheres de todo mundo. Para traduzir este sentimento tão conflituoso entre mães e babás, a escritora Lucy Kaylin produziu o livro "The Perfect Stranger: The Truth About Mothers and Nannies”, algo como “A estranha perfeita: a verdade sobre Mães e Babás”, sem tradução para o português. Em entrevista à Crescer, ela explica como funciona esta relação.
Crescer - Qual é a verdade sobre o relacionamento entre mães e babás?
Lucy Kaylin -
Descobri que mães e babás estão juntas em um relacionamento de necessidade mútua - a mãe precisa de ajuda para cuidar dos filhos e a babá precisa de um emprego. Apesar disso, suas vidas são bem diferentes. O relacionamento, por natureza, é intimo, mas a mãe não pode começar a imaginar como vida difícil da babá e quais as circunstâncias que a levaram a escolher essa profissão. De outro lado, a babá tem de se segurar para não falar sobre as diferentes coisas que existem em sua cultura, tais como o fato de as crianças às vezes serem mimadas, como a vida dos pais é agitada, ou o fato de as famílias raramente terem tempo para sentar à mesa e jantar juntas.
Crescer - Qual é o limite da babá?
Lucy -
É importante que as babás respeitam o fato de que a mãe é a mãe, mesmo que a babá saiba mais de cuidados com crianças do que ela. A coisa complica quando os pais dão instruções que a babá desaprova - com respeito à disciplina das crianças para certas ocasiões, que julga injusto. Neste ponto, a babá precisa decidir se o emprego compensa.
Crescer - O pai pode ajudar de alguma maneira?
Lucy -
Nos dias de hoje, os pais fazem muito mais do que costumavam fazer, e isso é uma grande ajuda. Mas a verdade é que isto ainda é considerado um trabalho para a mulher. Em uma entrevista para contrata a babá, não tem sentido - e não acontece - de o homem dizer para alguém “seja eu” enquanto vai trabalhar, da maneira como a mãe faz. E a manutenção do relacionamento com a babá vai recair sempre na mulher.
Crescer - Muitas mães sentem-se culpadas por trabalhar fora. Como resolver isso?
Lucy -
As mães precisam abraçar as escolhas que fizeram e se sentir bem vivendo uma vida plena, se foi o que ela escolheu. Mais importante é fazer a escolha certa da babá. Se elas podem sair para trabalhar sabendo que suas crianças estão em boas mãos e tendo uma vida divertida, segura e feliz, vão saber lidar melhor com isso.
Crescer - Mas lidar com o ciúmes não é uma tarefa fácil...
Lucy -
Se a mãe se sente confiante e mantém um bom relacionamento com os filhos, ela não vai sentir ciúmes da babá. É extremamente importante que a criança mantenha um laço forte com a babá. A mãe vai se sentir feliz por isso - mesmo que isso signifique que eles a chamem de mãe por um tempo. Vai passar. A criança sempre sabe quem é sua verdadeira mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do blog da Agência Mamãe Coruja!