terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A babá de seus filhos sabem estimulá-los de forma correta?

Importância de Estimular Corretamente as Crianças

Bebês sem estímulo adequado talvez não se desenvolvam tanto quanto outros!

Estudos indicam que os primeiros anos de vida de uma criança são essenciais para o desenvolvimento das funções cerebrais necessárias para lidar com informações, expressar emoções de forma adequada e tornar-se eficiente na linguagem. As conexões neurais são formadas muito rapidamente nos primeiros anos e é por isto que costumamos falar que nesta fase a criança é uma "esponjinha", aprende tudo muito rápido. Esta é a hora de ensinar, estimular e educar! 
Num ambiente rico em estímulos e incentivos ao aprendizado, as sinapses cerebrais se multiplicam, criando uma ampla rede de conexões neurais, que dão origem ao pensamento, ao aprendizado e ao raciocínio. Quanto mais estímulo o cérebro infantil recebe, mais células nervosas são ativadas e mais conexões são criadas entre elas.
Importante ressaltar que não apenas estímulos cognitivos e físicos são importantes nos primeiros anos de vida, mas também estímulos emocionais e afetivos e estímulos sensoriais.
Daí, a importância da babá que cuida dos seus filhos saber estimulá-los corretamente de acordo com a idade. Existem brincadeiras, jogos e histórias para cada faixa etária e devemos usar estes recursos como aliados no desenvolvimento da criança. A brincadeira e estimulação para um bebê de 4 meses não será a mesma para um bebê de 9 meses! As necessidades motoras são diferentes, enquanto um está aprendendo a sentar o outro já está aprendendo a ficar de pé e a andar, portanto, incentive a babá de seus filhos a estudar sobre o desenvolvimento infantil, ofereça recursos para que esta profissional tão importante no desenvolvimento das crianças possa se informar a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do blog da Agência Mamãe Coruja!