quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Registre sua babá ou empregada em até 48 hrs!



Todos sabem que por lei, segundo normas CLT, a empregada doméstica deve ter a carteira registrada em até 48 hrs do inicio do trabalho. Caso não regularize a situação da empregada, patrões correm risco de multa de R$805, 06.
Porém, é comum empregadores e empregadas (babás ou domésticas) fazerem um acordo de registrar a carteira apenas após 1 semana de trabalho, ou 15 dias, até mesmo após 1 mês. Para que? Pois, caso não dê certo, a funcionária não fica com a "carteira suja", o que pode dificultar um futuro emprego.

Além de não estar correto legalmente, não é legal eticamente falando. Existe uma grande instabilidade nos empregos, por parte das funcionárias, que muitas vezes aceitam uma proposta por estarem a muito tempo desempregada, por estarem precisando urgentemente ganhar um salário, porém passe-se um mês de trabalho, ou até mesmo, 15 dias, desistem! Na maioria das vezes por recebem propostas melhores, e principalmente por não terem pensado bem antes de aceitar a proposta salarial, proposta de carga horária e funções.

O que passa na mente da grande maioria é: "vou aceitar, estou precisando mesmo. Caso não dê certo tento outro". Não é o que os empregadores esperam da babá/ empregada contratada. Nós empregadores, queremos pessoas com estabilidade nos empregos anteriores, pessoas certas do que querem e acima de tudo comprometidas com o trabalho, ainda mais quando tem crianças envolvidas, no caso das babás.

Pensando nisto, vem a importância do registro imediato em carteira, para que antes de aceitarem uma proposta pensem muito bem. As profissionais não vão querer ficar com pequenos registros na carteira, e desta forma começarão a pensar mais racionalmente antes de aceitar o emprego. Vejo isto como uma forma de acabar com o entra e sai de funcionárias domésticas nas residências.

Imagine, uma provável empregadora, ao ver a carteira de trabalho da candidata, encontrar em menos de 1 ano, pelo menos três registros curtos em carteira! Já será eliminada a partir daí!

A Agência Mamãe Coruja preza por babás e empregadas que tem um bom histórico nas casas que trabalharam, que apresentam estabilidade. Sabemos que o motivo da saida pode não ser somente por parte da profissional, mas mesmo assim, registrando-se logo de cara, a longo prazo teremos cada vez mais candidatas que se destacam em suas experiências.





THINKSTOCK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do blog da Agência Mamãe Coruja!