segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Babás! Vamos quebrar regras e preconceitos. Sejam super mulheres!

Este texto é baseado numa frase que minha colega de trabalho e BABÁ Franci escreveu a respeito de ser babá:

"enfim ser babá e pensar que a criança não é um robô....temos que estar preparadas para as eventualidades.....afinal hoje a vida não é nada fácil e só uma boa babá está apta a enfrentar as eventualidades do dia a dia ..pois as escolas ainda atendem no horário comercial. Enfim a babá deve ter isso em mente....somos um bem necessário".
 
Sim babás! Vocês são um bem muito necessário!
 
Durante o processo de seleção das babás e encaminhamento para entrevistas com os pais, me deparo com algumas dificuldades no "encaixe perfeito do perfil", pois, a maioria das babás estão tendo uma visão muito comercial do trabalho e estão se esquecendo que acima de tudo ser babá é um trabalho humano, assim como o trabalho de um médico que "doa" sua vida em pról do bem dos outros. Neste caso estamos falando das crianças que não sabem o que é horário de entrada e de saída, que não entendem que a partir do final do expediente da babá devem parar de ter as necessidades fisiológicas e de higiene e que não precisam mais da babá depois do horário de trabalho desta. As babás devem ter flexibilidade de horário, no caso de um atraso ou eventualidade dos pais.
 
Muitas profissionais se limitam em relação ao horário de trabalho, a quantidade de crianças que irão cuidar, a faixa etária que preferem e em relação a auxiliar em algumas tarefas da casa também.
"não faço isso, não faço aquilo..." Acabam não aceitando as vagas disponíveis e limitando as oportunidades de trabalho por pensarem na profissão como algo somente comercial.
 
Neste assunto posso citar a nova lei. Como uma babá pode trabalhar somente 8 horas?! Se forem pais que conseguem estar com seus filhos por meio período ou se forem pais desempregados, ok. Mas vamos pensar: "porque contratar babás?" Na maioria dos casos é porque mães e pais tem que trabalhar e muitos destes são executivos que saem de casa as 7 hrs da manhã e voltam às 8 hrs da noite. Para isto contratam babás, para ficarem com as crianças quando se ausentam para trabalhar. Se for para a babá ter a limitação de trabalhar seguindo a lei, somente 8 horas diárias,  ou trabalhar até 17, 18 hrs, irão começar a perder espaço para as escolas que já fazem este horário.
 
Portanto, babás, não se limitem a regras, a horas extras, pensem na criança que irão cuidar, nas necessidades desta criança e da família que está te contratando. Pensem que uma babá deve ser uma super mulher, pois, deve estar apta e disposta a cuidar das crianças, a oferecer carinho, a educar e também auxiliar na casa quando possível. Uma vez inseridas neste trabalho, numa casa de família, não devem ter preconceito de passar um pano no chão ou de lavar uma louça. Toda super mulher faz isso!
 
E mamães, já que a babá deve ser uma super mulher e devem de certa maneira nos representar na nossa ausência, vamos pensar em salários justos e agradáveis ao bolso das BOAS profissionais, que estarão trabalhando muitas vezes por mais de 10 horas e que se precisar ficarão além do expediente, fugirão das regras para cuidar dos nossos bens mais preciosos, nossos filhos e nosso lar. Estas profissionais merecem um bom salário e reconhecimento!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do blog da Agência Mamãe Coruja!