terça-feira, 14 de maio de 2013

Respeito e valorização da babá

Tenho aprendido muito durante este tempo que estou trabalhando com a Agência Mamãe Coruja.
Faço contato direto com as mães que estão em busca de profissionais para cuidar de seus filhos, assim como faço contato direto e entrevisto pessoalmente estas profissionais.

Percebo que existe muito conflito entre mamães e babás, ao invés de existir relação de confiança, respeito e parceria.

Muitas clientes da agência entram em contato já numa angustia de não estarem encontrando a babá perfeita, ou porque não param babás com ela.

Por outro lado, entram em contato com a agência babás experientes e qualificadas procurando emprego . Muitas foram demitidas por causa da nova lei de empregados domésticos ou por terem até pedido demissão do emprego por motivos salariais e abuso da "boa vontade"...

A maioria das reclamações vem das profissionais que dormem no emprego, pois, não existe hora de descanso para estas babás. Muitas são solicitadas durante a noite, obviamente, e trabalham o dia todo... como?
 
Deve existir bom senso nestes casos, a babá deve ter período de descanso pois como que uma pessoa vai conseguir cuidar de uma criança se não está descansada e disposta?
Sinto que existe muito abuso nestas questões.

Deve ser estipulado para uma babá que dorme, o horário que esta deve começar a trabalhar pela manhã e o horário que ela deve se retirar para o descanso no final do expediente, por mais que vai ser solicitada no meio da noite.

Tenho escutado muitas reclamações também de casos em que a mãe quer que a babá seja uma "super babá", com "super poderes", de dar conta das criança, da casa, da comida e etc. Devemos entender que são seres humanos, com limitações, nós mães não podemos exigir tanto assim!

Por outro lado, apresento aqui as reclamações das mães também, que na maioria são em relação às questões salariais. Babás "inflacionadas".
 
As babás devem receber bem SIM! claro que desde que mostrem o quanto são profissionais, desde que tenham conhecimento suficiente para desenvolver uma criança, para ajudar no crescimento desta e tenham estudo para isto.

Outra reclamação comum das mães são as babás "preguiçosas", que ficam de pernas para o ar, assistindo televisão enquanto a criança dorme, ou então das babás que não largam o celular.

Acredito que deva existir uma relação de confiança, amizade e parceria entre babás e mães, uma precisa da outra, e para que esta relação caminhe bem deve haver respeito entre ambas.

A mãe deve respeitar a profissional babá como um ser humano que tem necessidades fisiológicas e não são perfeitas, assim como ninguém é! 
E as babás devem respeitar as mães como suas patroas, chefes, que apesar de existir a diferença social, são também seres humanos que estão entregando a vida dos filhos nas mãos das babás muitas vezes por terem que sair para trabalhar e não por luxo.

As babás devem compreender que apesar de estarem numa residência, "em casa", estão num ambiente de trabalho e portanto, devem se comportar com profissionalismo e ética.

Luto por esta causa, por babás mais comprometidas, éticas e qualificadas (com formação, curso e experiência) para cuidar de crianças, assim como luto também pelo respeito e valorização destas profissionais!

"Cuide bem da sua babá que esta cuidará bem de seus filhos!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do blog da Agência Mamãe Coruja!