quinta-feira, 4 de julho de 2013

Escola, babá ou vovó?!


Esta sem dúvida é uma questão de muitas respostas e justificativas. Quando precisamos sair de casa, seja para trabalhar ou fazer qualquer outra coisa, precisamos deixar nossos pequenos com alguém que cuide.

Deixar com as avós, é uma ótima opção para quem as tem  por perto. Nelas confiamos plenamente, temos certeza de que vão cuidar como se fossem filhos e até melhor, pois, são netos! E também, vão seguir os princípios de educação da família, o que é muito importante. O que não me satisfaz completamente neste caso é que na casa das avós as crianças com certeza serão mimadas pelo amor.

Não vou generalizar aqui as vovós, pois, existem as versões de avós mais duras, que colocam a criança na linha e aquelas que fazem qualquer coisa para agradar os netos... deixar comer o que quiser, ver desenho o dia todo, fazer bagunça e birras, só para evitar a discórdia e o "não faça isso". E também tem outra coisa: vamos deixar a vovós descansarem! Elas precisam curtir os netos sem a responsabilidade de cuidar todos os dias (já fizeram isso conosco)!

A escola também tem o lado bom e ruim. Na escola a criança estará num ambiente desconhecido, com pessoas estranhas para ela. Não sabemos exatamente o que acontece no dia da criança, como as "tias" agem. Até criarmos confiança demora um pouco, mas depois que há a confiança, é uma maravilha! Diferente da casa das avós, na escola existem outras crianças para brincar e interagir e assim aprender também! Além disso, as crianças se tornam mais independentes, afinal estão "sozinhas" naquele ambiente. Não tem papai, não tem mamãe e nem avós para atender imediatamente aos seus pedidos. 

Ah, devemos lembrar também que a escola é uma confraria de vírus, crianças com meleca para todos os lados. Sempre tem uma com nariz escorrendo... E não adianta a escola falar quando você vai matricular seu filho que criança doente só entra com atestado médico, que é mentira! 

Agora, vem a vez da babá. Acredito que seja uma boa para crianças menores, que ainda precisam de muito colinho. Na escola, ou berçário, a hora do colinho tem que ser dividida entre outros bebês. Já a babá pode dar colinho a hora que for necessário. 
Em casa com os cuidados da babá, podemos monitorar mais de perto tudo o que acontece. Sabemos que se esta for de confiança, a criança estará bem assistida, no conforto do lar e não estará exposta aos vírus da escola. 

Concluindo, tudo tem seu lado bom e ruim, mas se formos pensar no que escrevi a respeito das opções, podemos ficar com a babá.
 
Os motivos são claros. A babá une a opção de estar em casa, num ambiente aconchegante e conhecido para a criança, e sem a proteção e os mimos excessivos. Isso faz com que a criança se torne também um pouco mais independente, como na escola, e faz com que percam um pouco o vínculo materno, aliviando tanto as mamães como as próprias crianças. Além disso, a criança não costuma ficar na escola o dia todo e aí também se encaixa a babá, que pode cuidar neste período que a criança está em casa.